Páginas
CHAPA 1 - Voz do Direito
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Pluralidade ou Incoerência?
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Nossas Propostas para 2011
A gestão "Voz do Direito", responsável pela reconstrução do Centro Acadêmico Evaristo da Veiga, foi marcada por um grande número de conquistas, realizações e eventos. Nossa chapa firma o compromisso de dar seguimento à todos os trabalhos, projetos e campanhas desenvolvidos no ano de 2010, como a "Semana da Calourada", a "Campanha Caça-Fantasmas" e a luta por uma biblioteca digna. Além disso, nosso projeto para 2011 conta com mais de 30 propostas, que dividimos em eixos para facilitar a sistematização. Qualquer crítica ou sugestão será bem vinda. Vamos juntos construir uma gestão ainda melhor no próximo ano, para o CAEV seguir no rumo certo, de forma verdadeiramente plural, acima de qualquer interesse político ou pessoal.
Assuntos Acadêmicos:
- Organização de um grande Jurissimulado (Audiencia-simulada), usando como modelo o STF, no qual assuntos polêmicos são debatidos.
- Realização de debates, seminários e palestras, sempre priorizando a pluralidade de idéias e o debate.
- Incentivar e apoiar a criação de Grupos de Estudos/Pesquisa e Laboratórios de Pesquisa.
- Criação de um Mural de Estágios para divulgação de oportunidades para os alunos.
CNPJ e Estatuto:
- Reforma do Estatuto do CAEV, hoje atrasado e incompatível com a realidade da universidade.
- Criação da Pessoa Juridica do CAEV, o que facilitará parcerias e patrocínios, além de permitir que o centro acadêmico abra processos administrativos e combata de forma ainda mais incisiva o descaso de professores.
Política de Aproximação CAEV-Aluno:
- Criação do Conselho de Representantes de Turma, a fim de aproximar
mais ainda as turmas do Centro Academico e fazer com que as reclamações em relação a docentes e outros problemas cheguem mais rápido ao nosso conhecimento.
- Confecção de uma caixa de sugestões e crítica, que ficaria na porta da sala do CAEV, para que os alunos pudessem depositar suas sugestões e críticas em relação a gestao, a fim de tentarmos sempre melhorar.
- Continuação da realização da Semana da Calourada e a recepção no dia de inscrição de disciplina, agora mandando memorando aos departamentos para que eles possam liberar as turmas das aulas da semana.
Cultura:
- Realização de uma ampla Semana de Cultura e Arte, que envolva atividades relacionadas a Cinema, Música, Teatro e Literatura, como uma Feira de Livros/Sebos, um Festival de Bandas, Stand Up Comedy, Intervenções Culturai e apresentações teatrais.
- Criação de um Cineclube de caráter permanente e interdisciplinar.
- Buscar apoio de artistas da cidade e também de outros cursos da UFF no IACS.
Social:
- Propor junto as outras chapas o estabelecimento do compromisso de modo a colaborar com o projeto "Rio 2016" na comunidade do Morro do Palácio.
- Ampliação do CAJUFF e maior aproximação com as comunidades do entorno, promovendo assistência jurídica também na área penal.
- Continuação do Trote solidário, porém agora buscar outras estabelecimentos necessitados como asilos e orfanatos.
- Continuação da Campanha de doação de Sangue e agora incentivar a doação de Medula, priorizar para isso o HemoRio e o HemoNit.
- Incentivar a campanha de doação de Medula.
- Continuar, apronfundar e aperfeiçoar o Projeto Social de aulas de reforço, buscar uma nova solução para o projeto.
Política Financeira:
- Parceria com editoras, cursos jurídicos e programas de apoio a
atividades academicas, para gerar verbas para o CAEV e garantir aos alunos descontos em livrarias e cursinhos.
- Continuação da venda de camisas e adesivos
Comunicação:
- Criação de Informativos mensais, para interar os alunos do que acontece na faculdade, e abrindo espaço no Gládio para entrevistas e colunas de opinião.
- Criação do Gládio Eletrônico, diminuindo assim as suas versões impressas, que são mais demoradas.
- Revitalização do site do CAEV, priorizando um espaço para divulgação de estágios.
- Transformar um blog no CAEV num espaço mais interativo e dinâmico, com participação e colaboração dos alunos, que não seja só meramente um reprodutor de atas.
Assuntos Externos:
- Fortalecimento dos foruns externos, tanto da UFF quanto os relacionados ao Direito (CONERED) e Estudantil em geral.
- Participação e fortalecimento do Encontro Regional dos Estudantes de Direito ( ERED)
- Participação do Congresso Nacional de Entidades de Bases da UNE (CONEB), no qual será realizado em Janeiro de 2011.
Estrutura:
- Pressão para a conclusão das obras estruturais, como as reformas dos banheiros, do teto, etc.
- Reforma da sala do CAEV, deixando seu espaço mais atrativo para os alunos.
- Revitalização do espaço da antiga biblioteca, que seria usado para uma sala de estudos ou até mesmo para uma nova cantina ou laboratório.
Atuação Externa
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Aos que têm memória curta, recordar é viver!
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Especulações e Certezas
Até agora, as especulações políticas que rondavam a pré-campanha do CAEV não me abalavam. Não me abalavam pelo seguinte motivo: eu vivi a época de um Centro Acadêmico anterior à gestão Voz do Direito e eu vivi o CAEV gestão Voz do Direito. Nesse sentido, como membro presente e atuante, pude perceber as diferenças e transformações significativas que ocorreram, assim como pude perceber o trabalho que se tem para tocar um CA para frente.
Pois bem, para ambientar os novos alunos e relembrar os alunos mais antigos, vale dizer que a gestão anterior do CAEV não mantinha uma relação estreita aluno-CA. Isso significa que, antes, os rumos dessa instituição ficavam a mercê de interesses políticos- pessoais, os quais esvaziavam completamente o sentido de um centro acadêmico: representar os alunos da faculdade e defender os interesses da MAIORIA.
A gestão Voz do Direito veio, portanto, com o objetivo de restaurar o CAEV e torná-lo um espaço onde o aluno poderia, sem nenhuma recriminação ou resistência, expor suas opiniões, trazer suas ideias de faculdade e participar ativamente da construção desta.
Posso dizer que hoje, duas semanas antes das eleições, nós tivemos sucesso, e comprovar isso é fácil: o cenário político que se configurava pré-campanha era o de formação de três chapas com objetivos, ações e discursos distintos. Isso demonstra que os alunos passaram a ver o CA como um espaço importante de atuação do movimento estudantil, um espaço pelo qual se é possível obter conquistas, um espaço que é próximo do aluno e, portanto, compartilha com ele dos mesmos interesses. Outro aspecto que comprova o sucesso dessa gestão é o grau de incômodo que ela foi capaz de provocar em determinados setores da faculdade, os quais alegavam uma invasão nas competências "pré-estabelecidas".
-A meu ver, as instituições são livres e em nenhum lugar está escrito sobre as competências exclusivas (ai, aulas de constitucional) de cada instituição. -
Porém, com a campanha à flor da pele outro cenário se configurou e com ele os sentimentos de surpresa e de decepção, muito mais que o de receio, posso dizer, tomaram-me. Isso porque, veio-me a notícia que as duas chapas opositoras a nossa haviam se unido. DUAS CHAPAS COM DISCURSOS E POSTURAS OPOSTAS SE UNIRAM. Dentre outros pensamentos que se pode ter, um é evidente, latente e arriscaria ainda dizer que é fosforescente: incoerência. Mas deixarei que vocês leitores explorem as suas capacidades para descobrir o porquê.
Por hora, só consigo pensar em obscuridade, hierarquia, aparelhamento, abandono das políticas internas e discursos apaixonantes e apaixonados sobre objetivos na realidade não muito bem aclarados.
Autora: Fernanda Poeys - 4º período, manhã.
Biblioteca

Em 2010 a Faculdade de Direito teve o protagonismo do CAEV. Os estudantes tiveram de volta um Centro Acadêmico atuante e que está em sua rotina. Entre todas as nossas lutas a principal foi por uma biblioteca digna! Alertando toda a comunidade acadêmica para pensar a biblioteca como prioridade e não como um acessório qualquer, como tem sido visto nos últimos anos pelas inúmeras gestões das Faculdade. Buscamos a via do diálogo para solucionar esse grande problema, fomos a exaustão nos foruns competentes, pressionando por um processo transparente de construção da nova biblioteca. Chamamos todos os estudantes a moblização, com a oficina de cartazes e também com reuniões amplas com a bibliotecária da Faculdade e todos os alunos interessados. Tentamos uma reunião com o Reitor e o Diretor da FD, porém mesmo ambos confirmando a presença, nenhum compareceu. Mandando meramente seus "representantes". Vale lembrar que toda essa pressão resultou numa conquista importante para os alunos: A entrada na biblioteca. O objetivo da Administração era de fazer uma Biblioteca via balcão, no qual o estudante não ia ter o acesso direto ao acervo. O CAEV foi diametralmente oposto a isso e com muito pressão conseguimos que isso fosse revertido. Entendemos que essa vitória foi significativa, porém ainda há muito o que se fazer.
Visto isso, na nossa próxima gestão iremos buscar medidas mais enérgicas para solucionar este problema. Com a expansão, novos prédios estão surgindo, Economia e o IACS que são os campi mais próximo da nossa Faculdade, vão ser desocupados. Nossa luta vai ser conquistar o prédio da Economia para terminar a nossa limitação física no atual campus do Ingá. Com mais um prédio, mais espaço livre teremos para a organização das salas de aulas e também de um espaço nobre no atual campus para a Biblioteca. O prazo para os términos da obra é março de 2011, até lá vamos fazer uma grande mobilização para que o Reitor cumpra a sua promessa e construa uma biblioteca para a Faculdade de Direito. Além disso iremos pressionar para que o Auditório 02 seja utilizado como espaço de estudos para os livros da biblioteca. Esse local será bem mais aproveitado se for direcionado para os alunos estudarem e consultarem os livros da biblioteca.
Nessa dificil luta pela biblioteca, buscamos sempre o apoio dos estudantes para a conquista ser de todos!