CHAPA 1 - Voz do Direito

Esse é o blog da Chapa 01 - Voz do Direito que disputa a sua reeleição para o CAEV. Aprecie, comente e opina! Construa uma Faculdade melhor!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Atuação Externa

O Centro Académico é um espaço para os estudantes debaterem sobre os assuntos internos da Faculdade, as dificuldades do cotidiano e sobretudo, as conjunturas externas aos muros da Faculdade.

Uma entidade importante como o CAEV não pode ser furtar de agir no seio da sociedade brasileira, fluminense e na cidade de Niteroi, onde estamos sediados. Importante foi a atuação do CAEV nesta gestão de 2010. O CAEV teve comprometido com diversas lutas, em várias frentes. Diferentemente do que acontecia em gestões anteriores, essas campanhas sempre tiveram respaldos entre os estudantes, incrementando ainda mais a sua legitimidade.

Logo no ínicio do ano, o CAEV esteve presente no Fórum Social Mundial em Porto Alegre-RS, importante espaço de discussão entre os movimentos sociais. Depois o CAEV entrou em duas importantes campanhas: Meia-Passagem para Universitários e a Pela Memória e Pela Verdade, promovida pela OAB-RJ em defesa da abertura dos arquivos da ditadura. A primeira, luta por uma assistênciaconsolidada em outras 17 capitais e em cidades aqui no Rio como Volta Redonda, Petropolis e mais recentemente Nova Friburgo. Das capitais pode citar cidades como Fortaleza e Vitória. Um dos grandes filtros de permanência nas Universidades hoje, seja ela pública ou particular, é o preço da passagem. A campanha impulsinada pela União Nacional dos Estudantes - UNE - e a União Estadual dos Estudantes - UEE-RJ- teve apoio do CAEV nesta última gestão, e continuará tendo pela sua importância no dia-dia dos estudantes.

A campanha da OAB-RJ também teve amplo apoio do CAEV. Participamos em todos os atos e manifestações. Esta demanda da sociedade acontece num grande período em que vivemos, no qual temos a consolidação da nossa democracia, tão instável ao longo da nossa história. Ter acesso aos arquivos do período do regime civil-militar é peça fundamental para esta nova etapa do processo democrático brasileiro que se fundou com a Constituição de 1988. Por conta disso é que o CAEV veste literalmente a camisa dessa campanha, recolhe assinaturas para a sociedade brasileira conhecer seu passado.

No que compete os Fóruns Externos, o CAEV esteve em todos os competentes. Representando de maneira séria e legitima, os delegados cumpriam o que fora deliberado em reunião ordinária. Sempre ao lado dos estudantes da nossa Faculdade, fomos a todos os Conselhos de Centro Academicos e Diretórios Academicos. Inclusive no nosso ultimo encontro nesse forum, entregamos um carta ao DCE e aos outros CA`s, no qual pedíamos auxílio na luta por uma Biblioteca na Faculdade de Direito e também para somarmos a nossa força pela excelência academica da UFF como um todo. O nosso pedido foi totalmente ignorado pelo DCE, que como é totalmente perceptível, é inoperante e não moveu um dedo na questão da biblioteca. Porém, nossa gestão se manteve firme e continuou a luta por uma melhor biblioteca na Faculdade.

O CAEV também esteve mais atento a Comunidade do Morro do Palácio. Com a ajuda do trote solidário, prestamos auxílio a dezenas de crianças carentes vizinhas a Faculdade. Estreitamos a nossa relação com a Associação dos Moradores. O CAEV agora é mais respeitado lá fora, pois nos veem como um grupo sério e comprometido com os estudantes da nossa Faculdade e não movidos por outros interesses.

Essa gestão foi a que reconstruiu o CAEV. De fato, tivemos algumas falhas, mas sempre humildes reconhecemos e lutamos para aperfeiçoar cada vez mais. Precisamos do seu apoio, do seu voto para continuar com esta gestão e para que o CAEV retome seu patamar de protagonista na nossa Faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário