CHAPA 1 - Voz do Direito

Esse é o blog da Chapa 01 - Voz do Direito que disputa a sua reeleição para o CAEV. Aprecie, comente e opina! Construa uma Faculdade melhor!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Especulações e Certezas

   "A pluralidade jamais pode ser confundida com a união  indiscriminada de setores que têm por objetivo final deter o poder político. Ela é, antes,  a união de indivíduos com ideias diversas, opostas, diferentes, que têm por meios as discussões e os debates e, por fins as construções conjuntas, sendo seu  pilar de sustentação o respeito mútuo."


     Até agora, as especulações políticas que rondavam a pré-campanha do CAEV não me abalavam. Não me abalavam pelo seguinte motivo: eu vivi a época de um Centro Acadêmico anterior à gestão Voz do Direito e eu vivi o CAEV gestão Voz do Direito.  Nesse sentido, como membro presente e atuante, pude perceber as diferenças e transformações significativas que ocorreram, assim como pude perceber o trabalho que se tem para tocar um CA para frente.
     Pois bem, para ambientar os novos alunos e relembrar os alunos mais antigos, vale dizer que a gestão anterior do CAEV não mantinha uma relação estreita aluno-CA. Isso significa que, antes, os rumos dessa instituição ficavam a mercê de interesses políticos- pessoais, os quais  esvaziavam completamente o sentido de um centro acadêmico: representar os alunos da faculdade e defender os interesses da MAIORIA.
     A gestão Voz do Direito veio, portanto, com o objetivo de restaurar o CAEV  e torná-lo um espaço onde o aluno poderia, sem nenhuma recriminação ou resistência, expor suas opiniões, trazer suas ideias de faculdade e participar ativamente da construção desta.
    Posso dizer que hoje, duas semanas antes das eleições, nós tivemos sucesso, e comprovar isso é fácil: o cenário político que se configurava pré-campanha era o de formação de três chapas com objetivos, ações e discursos distintos. Isso demonstra que os alunos passaram a ver o CA como um espaço importante de atuação do movimento estudantil, um espaço pelo qual se é possível obter conquistas, um espaço que é próximo do aluno e, portanto, compartilha com ele dos mesmos interesses. Outro aspecto que comprova o sucesso dessa gestão é o grau de incômodo que ela foi capaz de provocar em determinados setores da faculdade, os quais alegavam uma invasão nas competências "pré-estabelecidas".

     -A meu ver, as instituições são livres e em nenhum lugar está escrito sobre as competências exclusivas (ai, aulas de constitucional) de cada instituição. -

    Porém, com a campanha à flor da pele outro cenário se configurou e com ele os sentimentos de  surpresa e de  decepção, muito mais que o de receio, posso dizer, tomaram-me. Isso porque, veio-me a notícia que as duas chapas opositoras a nossa haviam se unido. DUAS CHAPAS COM DISCURSOS E POSTURAS OPOSTAS SE UNIRAM. Dentre outros pensamentos que se pode ter, um é evidente, latente e arriscaria ainda dizer que é fosforescente: incoerência. Mas deixarei que vocês leitores explorem as suas capacidades para descobrir o porquê.
   Por hora, só consigo pensar em obscuridade, hierarquia, aparelhamento, abandono das políticas internas e discursos apaixonantes e apaixonados sobre objetivos na realidade não muito bem aclarados.





Autora: Fernanda Poeys - 4º período, manhã.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário