CHAPA 1 - Voz do Direito

Esse é o blog da Chapa 01 - Voz do Direito que disputa a sua reeleição para o CAEV. Aprecie, comente e opina! Construa uma Faculdade melhor!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aos que têm memória curta, recordar é viver!

Aos que possuem memória curta ou aos que não lembram porque simplesmente não estavam presentes pra ver, vale a pena refrescar as idéias com a história recente do nosso Centro Acadêmico.
Até bem pouco tempo atrás, o CAEV era comandado por um grupo que não era levado a sério pelas principais autoridades da faculdade e nem mesmo pelos próprios estudantes, seja por serem alheios aos nossos problemas internos, seja por falta ou dificuldade de diálogo e abertura para com a sociedade acadêmica.
Tal grupo, porém, esteve no comando continuamente, sem encontrar oposição.A situação somente mudou quando, com infelizes declarações de membros da então gestão no início do 2° semestre de 2009, acendeu-se uma indignação de grande parte dos alunos, vindo a culminar numa grande assembléia a fim de gerar esclarecimentos à comunidade acadêmica.
É nesse contexto que surge o grupo Voz do Direito.Insatisfeitos com a postura que o CAEV apresentava dentro da faculdade, estudantes se uniram em um grupo plural, agregando democraticamente diferentes ‘setores’ e períodos da faculdade.Formou-se então uma forte e sólida oposição à chapa da situação, que mostraria não apenas o descontentamento de alguns, mas o da maioria da faculdade, conforme se legitimaria na eleição seguinte que lhes concedeu a vitória com imensa maioria dos votos, 84% .
A Voz do Direito iniciava uma virada na história do Centro Acadêmico Evaristo da Veiga, com a proposta de transformar o CAEV novamente em um instrumento representativo da voz dos estudantes da faculdade de direito como um todo, e não a voz desse ou daquele grupo político. Para tal, houve, como dito, a preocupação em montar um grupo com membros de orientações diversas, a fim de fazer o Centro Acadêmico um local de discussão democrático, aberto e atrativo a todos os alunos, e não um lugar que os repelisse naturalmente.
Agindo de acordo com esse compromisso, foi realizada uma gestão como há tempos não se via na faculdade de direito. Trouxemos de volta o centro acadêmico para a realidade do aluno, deixando de ser uma coisa distante,  passando a ser um canal de comunicação, voz e expressão dos estudantes, pelos estudantes.
Esses fatores conjuntamente trouxeram de volta a credibilidade e a representatividade do CAEV. Tendo essa gestão durante o ano de 2010 concretizado diversas realizações como a semana da calourada, a revitalização do Gládio, a campanha caça-fantasmas, a luta por uma biblioteca digna, a flexibilização dos tópicos, a promoção de palestras e debates plurais, eventos de integração entre os alunos como o Arraiálcool e o Halloween. Lembrando  da importância desses dois últimos para colocar dinheiro no nosso caixa, o qual herdamos vazio da gestão anterior.  Dinheiro esse, aliás, que foi revertido em benefício da faculdade, através da compra de livros para a biblioteca e o melhoramento da sala do Caev. Dinheiro este gasto com os devidos cuidados para deixar caixa para a próxima gestão.
É claro que não resolvemos todos os problemas enfrentados pela nossa faculdade, até porque são muitos, mas sem sombra de dúvidas foi a nossa gestão que tornou a vincular o CAEV à sua função. Um ano é pouco pra se fazer tudo o que se deseja e necessita, mas temos certeza que com nossos erros e acertos, estamos no caminho certo a ser seguido. O caminho da construção de um centro acadêmico desenvolvido democraticamente por integrantes de orientações diversas, tendo por último fim o interesse e voz dos alunos. Qualquer escolha fora disso, é um retrocesso às nossas conquistas.
Portanto vamos seguir no caminho certo.
Voz do Direito, Chapa 1.

2 comentários: