CHAPA 1 - Voz do Direito

Esse é o blog da Chapa 01 - Voz do Direito que disputa a sua reeleição para o CAEV. Aprecie, comente e opina! Construa uma Faculdade melhor!

Realizações

Com muito trabalho, conseguimos ao longo do ano de 2010 arrumar a casa e reaproximar o CAEV dos estudantes, através da organização da I Semana da Calourada e de diversos eventos de integração, como as festas. Organizamos vários eventos acadêmicos, como nunca antes se viu na faculdade, e estimulamos a criação de grupos de pesquisa e de estudos. Promovemos diversas campanhas de cunho social, como as campanhas de doação de sangue e o Trote Solidário. Criamos no Centro Acadêmico uma preocupação com iniciativas culturais, através da organização da I Semana de Cultura e Arte e do Direito em Cena. Arrecadamos verbas para o caixa do CAEV - antes zerado - através da venda de camisas, adesivos e do lucro das festas, gerando um dos maiores caixas que o CAEV ja viu, e propiciando o investimento na estrutura da sala do centro acadêmico e a compra de mais de 20 livros para biblioteca.
A luta por uma biblioteca digna foi uma prioridade de nossa gestão, através da confecção de faixas e cartazes, abaixo-assinado, reuniões abertas e reuniões com a direção e a reitoria, para acompanhar de perto o processo e cobrar uma solução definitiva para esse problema. Outra importante iniciativa foi a "Campanha Caça-Fantasmas", que aliada ao controle de presença dos professores e o envio de ofícios aos seus respectivos departamentos, gerou resultados práticos, com um expressivo aumento da frequência de alguns professores. Nossa gestão também foi marcada por diversas conquistas, como a garantia da flexibilização de tópicos, para que os alunos não contemplados pela reforma curricular possam se formar em cinco anos, e a garantia para que os calouros possam cursar matérias optativas antes do 7º período, o que não era até então possível com o novo currículo.

Confira abaixo a lista completa de todos os nossos eventos e realizações:

ASSUNTOS ACADÊMICOS / CONQUISTAS:
- Presença nas reuniões de colegiado, representando os estudantes da faculdade.
- Conquista para que os calouros possam cursar as matérias optativas do novo currículo antes do 7º período.
- Promoção da Campanha Caça-Fantasmas, para combater um dos maiores problemas de nossa faculdade: as faltas e o descompromisso de certos professores.
- Início do controle de presença dos professores em algumas turmas, para identificar problemas de professores faltosos e resolvê-los.
- Envio de ofícios aos departamentos para tentar resolver problemas de faltas e abusos de docentes e matérias sem professores.
- Convocação de uma Assembléia Geral e realização de uma pesquisa de opinião entre os estudantes para saber a preferência do corpo discente na questão da Reforma Curricular, que acabou optando pelo modelo de Flexibilização dos Tópicos.
- Conquista em reunião de colegiado da garantia da flexibilização de tópicos, para que os alunos que não foram contemplados com a reforma curricular consigam se formar em 5 anos.
- Apoio e estímulo à criação do LEPEC e do LAFEP (grupos de estudos).
- Apoio ao projeto de Mestrado em Direito Constitucional
.- Apoio e divulgação do II Seminário de Teoria Política e Social brasileira, no IFCS/UFRJ- Passagem da Avaliação acadêmica, com o intuito de avaliar os professores e as estruturas da faculdade.
- Aliança com a RDM (Revista dos Monitores).

ASSUNTOS ESTRUTURAIS:
- Utilização das verbas em caixa para reformar a sala do CAEV e para a compra de mais de 20 livros para a biblioteca.
Pressão exigindo uma biblioteca de qualidade e definitiva, através da confecção de faixas, cartazes, abaixo-assinado e exigências nas reuniões de colegiado e junto ao diretor. 
- Convocação de uma reunião aberta sobre a biblioteca, para discutir que rumos tomar na luta por uma biblioteca digna e acompanhar todo o processo que antecede as obras de um novo espaço, através do contato com os engenheiros e arquitetos.
- Convocação de uma reunião com representantes da reitoria e da direção da FD-UFF, para discutir a questão da biblioteca.
- Doação de mais de mais de 150 livros à Biblioteca do Direito, com o intuito de tentar melhorar seu atrasado acervo.
- Pressão para melhorias estruturais na faculdade, como a conclusão das obras do banheiro, do prédio anexo e a reforma da sala do CAEV.
- Pressão para a redução do preço da Xerox de R$0,13 para R$0,10.

EVENTOS ACADÊMICOS / PALESTRAS:
- Organização da palestra “Direito em Debate”.- Organização da palestra sobre o ensino jurídico.- Debate sobre a união homoafetiva.
- Debate com candidatos ao Legislativo das Eleições de 2010.
- Organização do evento “Luz Câmera e Realidade” (filme 5x Favela).
- Juristour 2010.1 e 2010.2 (visita guiada ao TJ-RJ).
- Visita Guiada à OAB, nos dois semestres.
- Visita Guiada pela faculdade com os calouros, com o intuito de apresentar-lhes as dependências da faculdade.
- Organização da Semana da Calourada, para os calouros do 1º e 2º semestre.
- Organização da cerimônia de Posse dos Monitores.
- Organização do evento “Limites do Riso”.
- Apoio à I Semana de Ciências Criminais, em parceria com o professor Alfredo, que trouxe grandes nomes como Paulo Rangel, Vera Malagutti, entre outros.
- Apoio ao Seminário sobre o Pacto Federativo e a Questão do Petróleo, em parceria com o estudante Paulo Pires, que trouxe o deputado Ciro Gomes como palestrante.

EVENTOS SÓCIO-CULTURAIS:
- Organização do 1º Arraiá do Direito, revitalizando o antigo Forró do Nicolau e resgatando a tradição de organização de festas do centro acadêmico.
- Organização do Halloween Universitário.
- Organização da 1ª Semana de Cultura e Arte (Sarau).
- Organização do Direito em Cena.
- Apresentação do Coral de Niterói na Faculdade de Direito.
- Entrega do Trote Solidário, em conjunto com a comissão de trote do 1º e 2º semestre.
- Campanhas de doação de sangue nos dois semestres.
- Campanha para reunir doações para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro.
- Projeto “Ação Social”, que prevê aulas de reforço para jovens do Colégio Estadual IEPIC, ministradas por estudantes da UFF.
Finanças:

- Arrecadação de verbas para o caixa do Centro Acadêmico - que se encontrava zerado no início do ano – através da venda de camisas e adesivos e do lucro das festas, que geraram um dos maiores caixas da história do CAEV, propiciando a compra de diversos livros para a biblioteca e o investimento na estrutura da sala do CAEV.
- Criação de um livro caixa, para organizar as finanças e mostrá-las a qualquer aluno que tenha interesse em vê-las, gerando transparência.
- Disponibilização do balanço financeiro do ano, divulgando a situação do caixa e os gastos da gestão ao longo do ano.

Comunicação:
- Maior publicidade das informações, através da divulgação das atas das reuniões e da divulgação dos eventos e projetos por orkut, cartazes e e-mail.
- Reativação do perfil do CAEV no orkut e do Twitter, buscando melhorar a comunicação do CAEV com os estudantes e divulgar as fotos e informações de nossos projetos.
- Publicação do “Gládio”, informativo do Centro Acadêmico Evaristo da Veiga, nos dois semestres.
- Confecção de um novo “Manual dos Calouros”, de caráter informativo, desvinculado de ideologias políticas.

Administração:

- Autonomia do CAEV perante outros interesses, como de partidos políticos, mantendo a Entidade acima destes, trabalhando e se empenhando para os únicos interessados: os alunos da Faculdade de Direito.
- Adoção de uma postura menos beligerante na resolução de controvérsias, procurando sempre conversar e debater antes de insurgir, como na questão da biblioteca
- Realização de reuniões para a Reforma do Estatuto do CAEV, que é atrasado e em até certos pontos incompatível com a atual situação da faculdade.

- Reuniões transparentes, com dia e horários fixos.
- Criação da “Menção Evaristo da Veiga”, uma forma de reconhecimento a iniciativas de excelência acadêmica.
Assuntos Externos:

- Participação e incentivo à Campanha pela Memória e pela Verdade, promovida pela OAB.
- Participação na passeata pela meia passagem e divulgação da campanha através de cartazes.
- Participação nos Conselhos de CA e DA.
- Participação no ENED, discutindo temas importantes com alunos de todas as faculdades de direito do Brasil e expondo a eles o problema de nossa biblioteca, inclusive tendo passado um abaixo-assinado sobre a questão.