Iniciada a campanha eleitoral, vemos algumas críticas à nossa chapa, que pretende continuar um trabalho de revitalização do CAEV, antes abandonado, afastado dos estudantes.
Nossa gestão sempre se preocupou em estar atento aos anseios dos estudantes, procurando debater as questões da maneira mais aberta e democrática possível. Nossas reuniões, sempre com horário fixo e aberto a qualquer um, foram marcadas por debates de qualidade, plurais, e nossas decisões sempre respeitaram a vontade da maioria de todos os presentes. Uma crítica que é feita a nós, de que nossa chapa possui mais membros da gestão de 2009 do que a chapa 2, e portanto seria mais vinculada à referida gestão, é a coisa mais estapafúrdia que já ouvi em 3 anos de vida acadêmica.
Quatro membros de nossa gestão, e três da nossa chapa, estiveram na gestão de 2009, e por se revoltarem com a postura arbitrária de outros, que, em nome do CAEV, faziam o oposto do que era deliberado nas reuniões, saíram e acabaram por "rachar" aquela gestão, tendo em vista que era inevitável, naquelas circunstâncias, o diálogo e a busca por uma representação idônea dos estudantes da faculdade.
Tal ruptura é comprovada por termos lançado, na época, a chapa Voz do Direito, que derrubou um grupo que esteve vários anos a frente do CAEV, e não obtinha grandes avanços. Alguns deste grupo pertencem à chapa 2. Vejam bem, não estamos tratando aqui de algumas pessoas, mas de um grupo que tem, como modus operandi, um movimento estudantil sectário, que não procura dialogar com quem pensa de maneira diversa., ao contrário do que tentam pintar no período eleitoral.
Há uma clara tentativa também de desqualificar nossa pluralidade, dizendo que não dialogamos com a Atlética e qualquer outro grupo da faculdade de direito. Para desmistficar esse factóide, vou citar um pouco da minha experiência.
Eu, Bernardo, estive em todos os Jogos Jurídicos acontecidos desde que entrei na UFF, em 2008, tendo ido três vezes pela AAACG, que na minha sincera opinião, é uma instituição composta de pessoas sérias, comprometidas com o que fazem, e preocupadas com coisas caríssimas para o corpo discente: a prática esportiva e a representação que a mesma faz da UFF, nas olimpíadas e nos Jogos Jurídicos.
Todos os meus amigos praticam esportes como futsal, handball, futebol de campo e basquete. Alguns desses amigos pertencem ou pertenceram a AAACG, e possuem estrita relação com ela. Além disso, nossa gestão teve atletas em sua composição. No que se refere a mim, quando fui à minha terceira edição dos JJ, vendo muitos amigos praticando esportes visando representar a UFF, senti vontade de participar disso também. Foi com esse pensamento que competi no Atletismo, com o simples objetivo de ajudar a faculdade, e atendendo a pedidos de membros da Atlética que aprecio e tenho grande amizade, tendo em vista que nunca havia praticado tal modalidade. Perdi claro, de forma humilhante, mas senti que havia contribuído para algo bom.
Isto posto, como eu, enquanto membro do CAEV, promoveria, ou anuiria com atitudes por parte da gestão que visassem boicotar ou rivalizar com a Atlética? Ora, a prática esportiva é importantíssima para todos os meus AMIGOS, como eu estaria participando de algo que buscasse prejudicá-los? Eu tenho, e faço a esses amigos da atlética, todas as críticas que possuo, como qualquer aluno, mas jamais entenderia como factível desmerecer o trabalho de gente dedicada. Digo com isso com a tranqulidade de saber que este pensamento é partilhado pelos meus companheiros de chapa.
Isto posto, penso que acusar a Voz do Direito de sectarismo e rivalidade com outras instituições não resiste a uma análise isenta e apurada. O dia em que nós começarmos a tomar posturas que visem simplesmente estimular picuinhas com qualquer organização acadêmica, será a minha atitude, como homem, de denunciar e lutar para que isso não ocorra. Mais do que um dever com a comunidade acadêmica e com os interesses estudantil, tenho um dever com os meus amigos.
Tenho fé que os alunos da faculdade de direito não darão bola para esses boatos, bem como a todos os outros que estão sendo veiculados por aí, e votará nas nossas propostas e na nossa postura, sempre provida de coerência e transparência.
Um grande abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário